Só na região metropolitana de São Paulo, foram 45 ataques a caixas eletrônicos desde o começo de abril.
O dinheiro manchado com tinta rosa começou a chegar de repente nas mãos dos brasileiros. Uma manicure de Campinas, interior de São Paulo, recebeu 50 reais de um caixa eletrônico. “Fiquei muito nervosa, porque a gente passa por uma humilhação, como provamos que nós sacamos de um caixa?”, diz Suely dos Santos, manicure.
Um comerciante do sul de Minas não sabe o que fazer com a nota de 100 reais com as marcas da tinta. “O gerente disse que não poderia trocar a nota”, afirma Paulo, comerciante.
Tem gente que tem medo da situação e prefere esconder o rosto para falar que foi forçada a receber dinheiro tingido como troco, num supermercado. “Eu falei para ela que não queria. Aí ela falou que não tinha outra. Aí eu saí, levei a nota e fui à fármacia pertinho já. Aí não aceitaram, eu voltei, ela trocou pra mim”, conta.
Foram explosões criminosas de máquinas que deixaram as marcas no dinheiro.
Quando os caixas eletrônicos são destruídos, um dispositivo despeja tinta rosa nas notas. Doze mil caixas eletrônicos espalhados pelo país já contam com o sistema de segurança.
Os ataques a caixas eletrônicos se intensificaram desde abril. Foram 45 casos registrados na Grande São Paulo até a semana passada. Quase um por dia. Uma estatística que acaba de ser divulgada pela secretaria de segurança pública de São Paulo. Mostra que os ladrões podem ter migrado de um crime para outro. Em abril houve queda nos índices de roubos a bancos e roubo de cargas.
Em 2010, foram 26 roubos a bancos em São Paulo. Em abril deste ano, o número caiu para 14. Doze casos a menos. Os roubos de carga também diminuíram em abril deste ano em relação o mesmo mês de 2010. Foram 100 casos a menos.
“O controle de carga ficou mais efetivo também. Então tudo isso tem dado uma resposta e tem feito o criminoso migrar. A gente lembra que o criminoso é oportunista. Quando o sistema privado e o sistema público criam barreiras ele procura outras facilidades”, declara Marcos Carneiro Lima, delegado geral da Polícia Civil - SP.
Para abrir os caixas eletrônicos, os bandidos usam dinamite. Segundo levantamento do sindicato das pedreiras, os explosivos são roubados durante o transporte ou desviados das próprias empresas de mineração.
Fotos mostram uma apreensão de 50 bananas de dinamite encontradas neste terreno, na grande São Paulo, há três semanas. Como não há um sistema de controle na embalagem, a polícia tenta descobrir como elas foram parar nas mãos de criminosos.
A dica é se você for sacar dinheiro em um caixa eletrônico e sair uma nota manchada, procure imediatamente o gerente e peça para trocar a nota, caso o gerente não troque procure um órgão de defesa do consumidor, o PROCON por exemplo e depois a delegacia de polícia.
O Banco Central informa que a população e o comércio podem recusar o dinheiro manchado. O BC diz ainda que as pessoas devem trocar as notas nas agências bancárias e a polícia será avisada quando isso acontecer. As cédulas manchadas serão enviadas ao Banco Central onde vão ser destruídas. Fonte G1.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Protetores DR.
DR, Disjuntor Diferencial Residual. Hoje vamos falar um pouco desta maravilha de invenção do homem. Sabemos que para o nosso coração uma corrente relativamente pequena pode causar sérios danos e até a morte deste órgão vital. O disjuntor DR tem a finalidade de proteger em primeiro lugar o ser humano e depois o patrimônio. Eu aconselho a instalação deste equipamento em toda residência. A norma NBR5410 tornou obrigatório a instalação em áreas "molhadas" e em alguns locais públicos. Porém, eu acredito que deve ser instalado em todo circuito residêncial porque uma criança por exemplo estaria bem mais segura, adultos distraídos também. Você deve estar pensando que existe os protetores de tomadas, mas existe também o esquecimento e a curiosidade. Este disjuntor funciona da seguinte maneira, toda corrente que entra em uma residência ou circuito tem que sair, ele funciona de acordo com os princípios eletromagnéticos, se a corrente que passa pela bobina for a mesma que entra ela permanece desmagnetizada com isso os contatos permanecem fechando o circuito, caso aja uma fuga de corrente no circuito, haverá uma corrente passando pela bobina que imediatamente produzira um campo magnético que atuara sobre os contatos abrindo o circuito evitando uma morte. O sistema é muito bacana, eficaz e serio. De uma olhada em seu quadro de distribuição, vale a pena instalar este dispositivo. No mercado existe os modelos 30 mA para proteção humana e 100mA, 300mA, 500mA, 1000mA para proteção patrimonial usado para acusar fugas elétricas, incêndios etc. Lembrando que para utilizar este dispositivo voce precisa instalar também o disjuntor para a proteção de sobrecarga. Maiores detalhes entre em contato conosco. helpcentral@bol.com.br
terça-feira, 3 de maio de 2011
Atenção Cliente do Banco Real e Satander, E-mail falso
Esta circulando um e-mail falso na Internet,após acessado os links eles poderão roubar a sua senha e dados do seu cartão do banco. Entrei em contato com o Banco Santander e me falaram que o e-mail é falso. Atenção, se você receber este e-mail encaminhe para evidencias@santander.com.br e o exclua imediatamente. Seque abaixo o e-mail falso.
REAL: Banco Santander (Brasil) S.A.
- De:
- admin@server1.fs-host.net

![]() Prezado Cliente, (E-mail cadastrado na base de dados na agência) É com grande satisfação que a equipe do Grupo Santander envia este e-mail a você, CLIENTE. O motivo pelo qual estamos entrando em contato é a respeito da atualização de seus dados cadastrais por decorrência da unificação do Banco Real com o Grupo Santander. Esta atualização de dados é Rápida, Simples e Segura. A atualização de seus dados nas próximas horas é fundamental, caso contrário causará transtornos a você CLIENTE, como: - Senha do Disque Real ou Super Linha Bloqueada; - Usuário suspenso do acesso ao Internet Banking; - Bloqueio do Cartão Múltiplo (Débito e Crédito); Clique no link correspondente abaixo e complete o processo. Para regularizar-se: Clique Aqui. (Atualização é privada para você cliente, não compartilhe) |
Assinar:
Comentários (Atom)


